2 de mai de 2014

It vó

O salto já não é tão alto, provavelmente recomendação do seu médico.

Com passos lentos ela vai segura, rumo a uma perfumaria localizada em um shopping riqueza da cidade.

Mesmo sem tirar os óculos de sol é possível perceber que a moça já passou dos setenta. Ao seu lado, um homem mais novo e de terno a acompanha observando o movimento do local sem se descuidar dela.

Ao chegar na loja é recebida por vários funcionários com chá quente e alguns sorrisos falsos, focados em comissões.

As vendedoras sabem que a cliente é meta batida, prestação da escola dos filhos e elogios do gerente. Sem demorar trazem o clássico perfume de uma grife queridinha das It girls, mas que só essa It vó com cartão ilimitado é capaz de comprar. Ela faz bonito levando três frascos.

Compras finalizadas, sacolas nas mãos de seu segurança, ela manda beijinhos no ar e deixa a loja rumo à sua mansão em um condomínio digno de novela.

Depois de todas as plásticas, viagens pela Europa e vinhos em Bariloche o que resta é comprar perfume. Esse sim, não muda com o tempo, continua o mesmo.

Se existe uma certeza é a de que as coisas se transformam, se modificam, por isso vale qualquer esforço para congelar um passado bom, como o cheiro de uma vida. 

2 comentários:

  1. O texto melhorou bastante no final, com uma reflexão sobre as mudanças na vida. Mas, a escrita ainda carece de profundidade.

    Observe que a história descreve apenas uma pessoa rica que torrou o dinheiro em compras e fim. Quais as contradições desta personagem? O que tem a oferecer? O termo "it vo" seria só uma it girl envelhecida?

    Escrever de maneira simples não é ser pueril. Não se contente narrar fatos de maneira banal. A compra de três frascos de perfume pode ir além do consumismo...pode ser a própria busca por prolongar a vida.

    Apesar da idade, ela acredita que usará todos os frascos. Você se prendeu aos objetos comprados e esqueceu da pessoa que os compra.

    Agora, é a oportunidade de não deixar que elogios automáticos ceguem os pontos em que precisa melhorar.

    ResponderExcluir